sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Programa Mínimo – Sugestão de Método

• As indicações são métodos de referência para cada instrumento. 
Podem ser utilizados quaisquer outros métodos

similares, desde que esses outros métodos também capacitem a execução dos
 hinos com perfeição (conteúdo).

• Os encarregados e instrutores devem orientar a escolha do método que será 
utilizado nas aulas. Deve ser escolhido 

aquele que o instrutor tiver o melhor domínio técnico, obtendo-se assim grande
 aproveitamento nas aulas.

• Nos testes (Reunião de jovens e Menores ou exame para Oficialização) deve
 ser utilizado o método que o candidato 

usou nos seus estudos, sempre observando que as lições exigidas demonstrem
 que o candidato tem condições de 

executar os hinos com perfeição.

• O Método de Teoria e Solfejo (MTS) da CCB é suficiente para o aprendizado 
da teoria musical. Não é obrigatório que 

algum método complementar seja utilizado. Nos testes de exames de oficialização, 
a teoria musical será cobrada 

baseada apenas nos exercícios do MTS.


Os 10 Mandamentos para uma boa convivência na orquestra

por Marcos Kiehl

Todos que já tiveram a oportunidade de tocar em uma orquestra ou grupo de câmara com 

certeza já devem ter vivido ou presenciado alguma situação de constrangimento ou conflito 

entre seus integrantes. Na verdade, o ambiente da orquestra é por natureza um lugar 

propício a conflitos, pois estão reunidas quase uma centena de pessoas com diferentes 

personalidades, experiências, formações, modos de pensar e, ainda por cima, com seus 

grandes "egos". Adicione a estes ingredientes já explosivos mais uma pitada de tensão e outra 

de ansiedade e fica fácil imaginar porque estamos aqui discutindo este assunto. É mesmo 

natural que eles aconteçam, e quem sabe até muito importante que eles existam, pois com 

variedade de pensamentos e emoções pode-se chegar a resultados ainda mais interessantes, 

desde que tudo seja bem resolvido, é claro! 

Como já dissemos, o ambiente da orquestra não é dos mais descontraídos, talvez porque nós 

músicos somos geralmente cobrados e estamos constantemente sob observação, e até mesmo 

sob constante avaliação pelos nossos colegas, maestros e público, o que exige de nós um 

grande controle emocional. É portanto compreensível que músicos que estejam trabalhando 

sob estresse sofram eventuais descontroles emocionais. 

Mas existem algumas "regras de bom comportamento", por assim dizer, que regidas pelo bom 

senso foram sendo estabelecidas através do tempo (e depois de muito conflito, eu imagino!). 

Como as orquestras são entidades antigas, de tradição, estas etiquetas de comportamento 

foram passadas adiante pelos seus integrantes de forma natural, se tornando um consenso, e 

que quando observadas possibilitam que seus integrantes convivam da melhor forma possível. 

Algumas destas regras são bastante óbvias e não diferem muito do que podemos considerar 

como sendo princípios gerais de "boa educação" e disciplina: chegar no horário, cumprimentar 

os colegas, permanecer em silêncio, etc. Mas outros cuidados são, quem sabe, menos 

intuitivos e requerem uma atenção um pouco maior. Já tive oportunidade de ler alguns 

artigos escritos por músicos com larga experiência de orquestra falando sobre este assunto, 

então resolvi reunir aqui algumas destas recomendações de uma maneira bem humorada: 

Aqui estão os 10 mandamentos para uma boa convivência na orquestra: 

1.Não disputarás! Procure ser solidário com seus colegas e principalmente membros do seu 

naipe, não existe atitude pior que aquela de competir com seu colega. Geralmente existe 

uma "competição inerente" entre músicos do mesmo naipe, ela deve ser evitada ao máximo e 

nunca incentivada. Evite por exemplo estudar as passagens solo dos seus colegas se eles 

podem ouvi-lo. Isto geralmente gera competição e disputa. Fuja! 

2.Não vos anteciparás a seus irmãos! Na orquestra, esteja sempre com o grupo. Não tente

estar mais certo do que os outros quando estiver tocando em um grupo, mantenha-se junto ao 

grupo e não tente mostrar que você é quem está certo. Ou seja, não se antecipe no ataque, 

espere e procure sentir o momento certo em que todo o grupo ataca, mesmo que atrasado! 

3.Não vos colocarás no lugar do maestro! Não tente impor o seu ritmo, sua dinâmica e sua 

interpretação quando tocando em grupo, mesmo que tenha certeza de que é o mais correto 

ou que é o que o maestro deseja. Deixe que ele peça e chame a atenção da orquestra, este 

não é o seu papel! (não tem nada pior que uma orquestra com 80 maestros...) 

4.Não "dedurarás"! Não critique seus colegas na frente dos outros e muito menos aponte o 

culpado quando surgir um problema como: desafinação, nota errada, ritmo errado, etc. 

Dirija-se a eles no final do ensaio e procure educadamente discutir o problema, comece 

elogiando primeiro para parecer simpático, e quando fizer comentários procure usar sempre 

expressões como "eu acho que...", "eu tenho a impressão que...", "talvez fosse melhor..." 

5.Não desobedecerás à hierarquia da orquestra! Se você está tocando, por exemplo, a 2a 

flauta, procure colaborar com quem está tocando a 1a flauta, que geralmente é mais difícil, 

mais aguda e mais exposta (além de mais estressante também que a 2a). Portanto não 

imponha a sua afinação, sua dinâmica, seu vibrato, sua interpretação, etc. Procure se ajustar 

da melhor forma possível, até mesmo se isto prejudicar ligeiramente a sua performance, para 

o bom equilíbrio do grupo. O segundo de qualquer naipe dos sopros, por exemplo, tem uma 

função na maior parte do tempo de apoio ao primeiro, tocando com certa frequência em 

uníssono ou em intervalos difíceis de afinar com o primeiro. Não existe nada pior do que um 

"segundo" que quer ser "primeiro"! 

6.Não condenarás o próximo! Evite olhar para seus colegas, principalmente os que estão 

atrás de você, quando eles estão tocando alguma parte mais exposta ou um solo. Além de 

distrair e perturbar, você pode ser mal interpretado e dar a impressão de que está 

descontente com a performance do seu colega. Quando alguém erra ou é apontado pelo 

maestro então, jamais se vire para olhar quem foi. Lembre-se: da próxima vez, o "próximo" 

7.Não desobedecerás à vontade suprema! Pare de tocar assim que o maestro interromper o 

ensaio, caso contrário você estará atrapalhando o rendimento do ensaio e tornando-o mais 

cansativo para todos. Ao invés de ser o último a parar de tocar, mostre que estava atento e 

seja um dos primeiros, assim todos pararão mais cedo. Ah, estude em casa ! 

8.Perdoais seus semelhantes! Evite atitudes agressivas quando alguém lhe chamar a 

atenção, seja seu colega ou o maestro, procure aceitar e se mostrar receptivo às sugestões. 

Evite também dar desculpas e discutir muito, mesmo que amigavelmente. Discussões 

detalhadas podem ser mais eficientes no intervalo ou ao final do ensaio (brigas então, só fora 

9.Não sejais impaciente! Quando perceber que alguém cometeu um erro não se adiante em 

apontá-lo. Muitas pessoas têm uma satisfação enorme em mostrar que estão atentas a 

qualquer deslize dos colegas e correm para ser o primeiro a avisá-lo do engano. Aguarde que 

o maestro corrija, ou se isto não acontecer, espere pelo menos que haja reincidência do erro, 

indicando que o músico não se deu conta, pois do contrário, ele já estará ciente de seu erro e 

poderá ficar irritado com sua intervenção. 

10.Não aborrecerás o maestro desnecessariamente! Evite fazer perguntas ao maestro ou 

até mesmo aos seus colegas que não sejam absolutamente fundamentais, pois é muito chato 

parar o ensaio e deixar 80 pessoas esperando enquanto alguém tenta se parecer importante. 

Perguntas devem ser dirigidas ao maestro após o ensaio ou no intervalo. 

www.marcoskiehl.com

Provas / Exercícios de todos os Módulos - MTS - CCB




Grafia Musical - Elementos da Música


Semicolcheia - MTS CCB


Orientação para o GEM - MTS -



Para que possamos ter uma compreensão mais uniforme dos estudos do MTS, além das 

instruções de utilização constante no MTS, segue algumas indicações para que possamos 

extrair todo o excelente conteúdo deste método que o Senhor nos preparou para 

Solicitamos aos irmãos que leiam todas as instruções de utilização, pois elas nortearão de 

O propósito deste manual não é de forma alguma complementar o conteúdo do MTS, 

apenas auxiliar aos irmãos encarregados e instrutores numa forma mais pedagógica de 

ensino no GEM. (Grupos de Estudos Musicais). 

Recomendamos aos queridos irmãos que além dos exercícios do MTS, mais os constantes 

deste manual, que os irmãos preparem mais atividades aos alunos para um maior 

Em hipótese alguma, o aluno poderá pular antecipar ou deixar de aprender alguma das 

fases do MTS, pois ele foi elaborado para que o aprendizado seja mais conciso e objetivo 

possível. Além de ser progressivo, no ensino, ele nos direciona diretamente para a mais 

perfeita execução dos nossos hinos. 

É de fundamental importância uma estrutura mínima em cada GEM para que se possa 

transmitir aos alunos com clareza cada estudo / lição, sugerimos que cada GEM possuam: 

1o. Módulo 

Ritmo, Este exercício não será executado com movimento elíptico, apenas tocando a mão em 

alguma superfície para que se possa haver o rompimento do silencio, não utilizar som (prosódia) 

Iniciar o exercício apenas com o monitoramento do professor, muito lento e uniforme até que haja 

plena compressão pelos alunos, quando então os alunos estiverem fazendo bem com o professor , 

introduzir o metrônomo com 60 BPM. Repetir muito o exercício até que todos tenham assimilado e 

Variação 01, iniciar com o metrônomo, após alguns instantes silenciar o metrônomo, após mais 

alguns segundos ativar o som do metrônomo e aferir a pulsação. 

Variação 02, Indicar a pulsação, silenciar o metrônomo então o grupo inicia, após alguns instantes 

ativar o som do metrônomo e aferir a pulsação. 

Note Bem:. Repetir o exercício quantas vezes forem necessárias até que todos tenham 

Gestual, desenvolver junto ao aluno o movimento elíptico de forma muito lenta, se possível 

desenvolver um gabarito, não esquecendo que o movimento é sempre no sentido horário e que 

mesmo as pessoas canhotas devem fazê-los com a mão direita. 

Exercício 01, Este exercício deverá ser efetuado em silencio observando a regularidade entre os 

pulsos, tomando a atenção que um pulso acaba no exato momento que inicia o próximo pulso. 

Exercício 02, O inicio (ataque) da pronuncia da silaba “TÁ” deverá ser simultaneamente com o 

toque da mão na superfície, e o som deverá ser constante até o término do último pulso 

A pronúncia deverá ser constante e sem acentuar a cada pulsação. 

Variação, Criar exercícios similares em grupos de 04, 06 e 08 pulsos, isto fortalecerá a contagem 

de pulsos mentalmente. Avançar para o próximo grupo somente quando estiverem contando 

perfeitamente, esta progressão deverá ser feita com calma e segurança para não criar traumas ao 

Exercício 03, Som contínuo sem apoio nos tempos intermediários.

* Lembrar ao aluno que o som começa e termina em baixo, (no toque da superfície).


Provas Extras - MTS CCB