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Orientação para o GEM - MTS -



Para que possamos ter uma compreensão mais uniforme dos estudos do MTS, além das 

instruções de utilização constante no MTS, segue algumas indicações para que possamos 

extrair todo o excelente conteúdo deste método que o Senhor nos preparou para 

Solicitamos aos irmãos que leiam todas as instruções de utilização, pois elas nortearão de 

O propósito deste manual não é de forma alguma complementar o conteúdo do MTS, 

apenas auxiliar aos irmãos encarregados e instrutores numa forma mais pedagógica de 

ensino no GEM. (Grupos de Estudos Musicais). 

Recomendamos aos queridos irmãos que além dos exercícios do MTS, mais os constantes 

deste manual, que os irmãos preparem mais atividades aos alunos para um maior 

Em hipótese alguma, o aluno poderá pular antecipar ou deixar de aprender alguma das 

fases do MTS, pois ele foi elaborado para que o aprendizado seja mais conciso e objetivo 

possível. Além de ser progressivo, no ensino, ele nos direciona diretamente para a mais 

perfeita execução dos nossos hinos. 

É de fundamental importância uma estrutura mínima em cada GEM para que se possa 

transmitir aos alunos com clareza cada estudo / lição, sugerimos que cada GEM possuam: 

1o. Módulo 

Ritmo, Este exercício não será executado com movimento elíptico, apenas tocando a mão em 

alguma superfície para que se possa haver o rompimento do silencio, não utilizar som (prosódia) 

Iniciar o exercício apenas com o monitoramento do professor, muito lento e uniforme até que haja 

plena compressão pelos alunos, quando então os alunos estiverem fazendo bem com o professor , 

introduzir o metrônomo com 60 BPM. Repetir muito o exercício até que todos tenham assimilado e 

Variação 01, iniciar com o metrônomo, após alguns instantes silenciar o metrônomo, após mais 

alguns segundos ativar o som do metrônomo e aferir a pulsação. 

Variação 02, Indicar a pulsação, silenciar o metrônomo então o grupo inicia, após alguns instantes 

ativar o som do metrônomo e aferir a pulsação. 

Note Bem:. Repetir o exercício quantas vezes forem necessárias até que todos tenham 

Gestual, desenvolver junto ao aluno o movimento elíptico de forma muito lenta, se possível 

desenvolver um gabarito, não esquecendo que o movimento é sempre no sentido horário e que 

mesmo as pessoas canhotas devem fazê-los com a mão direita. 

Exercício 01, Este exercício deverá ser efetuado em silencio observando a regularidade entre os 

pulsos, tomando a atenção que um pulso acaba no exato momento que inicia o próximo pulso. 

Exercício 02, O inicio (ataque) da pronuncia da silaba “TÁ” deverá ser simultaneamente com o 

toque da mão na superfície, e o som deverá ser constante até o término do último pulso 

A pronúncia deverá ser constante e sem acentuar a cada pulsação. 

Variação, Criar exercícios similares em grupos de 04, 06 e 08 pulsos, isto fortalecerá a contagem 

de pulsos mentalmente. Avançar para o próximo grupo somente quando estiverem contando 

perfeitamente, esta progressão deverá ser feita com calma e segurança para não criar traumas ao 

Exercício 03, Som contínuo sem apoio nos tempos intermediários.

* Lembrar ao aluno que o som começa e termina em baixo, (no toque da superfície).


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Sugestão de Hinos CCB para tocar no horário do Silêncio/Meia-hora

1 – OBJETIVO, HORÁRIO DA MEIA HORA E AFINAÇÃO  Chama-se meia hora porque inicia-se meia hora antes do início do  culto, onde a irmã organista começa a tocar os hinos baixinho,  suave e um pouco mais lento, enquanto a irmandade vai chegando,  mantendo-se em silêncio e em comunhão com Deus. Portanto,  a meia hora inicia-se meia hora antes do culto. Se o culto  inicia-se às 19:30h, então a meia hora inicia-se às 19:00h.  Se o culto inicia-se às 9:00h, então a meia hora inicia-se às  8:30 e assim por diante, e encerra-se faltando um ou dois  minutos para o chamado hino do Silêncio, onde a organista  que estava fazendo a meia hora sai do órgão, é pedido o  hino do silêncio e a organista que vai tocar o culto assume  o órgão. O hino do Silêncio é executado pela organista que  vai tocar no culto. É feita a afinação somente com o Lá3  para todos os instrumentos, não tendo necessidade de tocar o  LÁ de afinação em outra altura para os instrumentos mais  gr