Para que possamos ter uma compreensão mais uniforme dos estudos do MTS, além das
instruções de utilização constante no MTS, segue algumas indicações para que possamos
extrair todo o excelente conteúdo deste método que o Senhor nos preparou para
Solicitamos aos irmãos que leiam todas as instruções de utilização, pois elas nortearão de
O propósito deste manual não é de forma alguma complementar o conteúdo do MTS,
apenas auxiliar aos irmãos encarregados e instrutores numa forma mais pedagógica de
ensino no GEM. (Grupos de Estudos Musicais).
Recomendamos aos queridos irmãos que além dos exercícios do MTS, mais os constantes
deste manual, que os irmãos preparem mais atividades aos alunos para um maior
Em hipótese alguma, o aluno poderá pular antecipar ou deixar de aprender alguma das
fases do MTS, pois ele foi elaborado para que o aprendizado seja mais conciso e objetivo
possível. Além de ser progressivo, no ensino, ele nos direciona diretamente para a mais
perfeita execução dos nossos hinos.
É de fundamental importância uma estrutura mínima em cada GEM para que se possa
transmitir aos alunos com clareza cada estudo / lição, sugerimos que cada GEM possuam:
1o. Módulo
Ritmo, Este exercício não será executado com movimento elíptico, apenas tocando a mão em
alguma superfície para que se possa haver o rompimento do silencio, não utilizar som (prosódia)
Iniciar o exercício apenas com o monitoramento do professor, muito lento e uniforme até que haja
plena compressão pelos alunos, quando então os alunos estiverem fazendo bem com o professor ,
introduzir o metrônomo com 60 BPM. Repetir muito o exercício até que todos tenham assimilado e
Variação 01, iniciar com o metrônomo, após alguns instantes silenciar o metrônomo, após mais
alguns segundos ativar o som do metrônomo e aferir a pulsação.
Variação 02, Indicar a pulsação, silenciar o metrônomo então o grupo inicia, após alguns instantes
ativar o som do metrônomo e aferir a pulsação.
Note Bem:. Repetir o exercício quantas vezes forem necessárias até que todos tenham
Gestual, desenvolver junto ao aluno o movimento elíptico de forma muito lenta, se possível
desenvolver um gabarito, não esquecendo que o movimento é sempre no sentido horário e que
mesmo as pessoas canhotas devem fazê-los com a mão direita.
Exercício 01, Este exercício deverá ser efetuado em silencio observando a regularidade entre os
pulsos, tomando a atenção que um pulso acaba no exato momento que inicia o próximo pulso.
Exercício 02, O inicio (ataque) da pronuncia da silaba “TÁ” deverá ser simultaneamente com o
toque da mão na superfície, e o som deverá ser constante até o término do último pulso
A pronúncia deverá ser constante e sem acentuar a cada pulsação.
Variação, Criar exercícios similares em grupos de 04, 06 e 08 pulsos, isto fortalecerá a contagem
de pulsos mentalmente. Avançar para o próximo grupo somente quando estiverem contando
perfeitamente, esta progressão deverá ser feita com calma e segurança para não criar traumas ao
Exercício 03, Som contínuo sem apoio nos tempos intermediários.
* Lembrar ao aluno que o som começa e termina em baixo, (no toque da superfície).