Pular para o conteúdo principal

Postagens

Noções Elementares de Teoria Musical

Noções Elementares de Teoria Musical (com exercícios)  Aplicação de Teoria Musical ao Solfejo (Bona)  Aplicação de Solfejo (Bona) ao Hinário

EXTENSÃO DAS VOZES HUMANAS

De acordo com seu timbre as vozes humanas adultas são classificadas  em Femininas (Soprano, Meio-soprano, Contralto) e  Masculinas ( Tenor, Barítono e Baixo). O mais comum é o Quarteto Vocal, base do nosso hinário,  constituído de Soprano, Contralto, Tenor e Baixo. O Soprano  é a voz mais aguda. O Contralto se situa uma quinta abaixo do  Soprano. Tenor e Baixo situam-se oitava abaixo de Soprano e  Contralto, respectivamente. (Fonte: Prof. Osvaldo Lacerda).  A extensão das vozes é a seguinte: SOPRANO: DÓ 3 a SOL 4  CONTRALTO: FA 2 a DÓ 4  TENOR: DÓ 2 a SOL 3  BAIXO: FA 1a DÓ 3 Instrumentos Os instrumentos de uma Orquestra são agrupados em famílias de  acordo com seu timbre. Cada família é composta de  instrumentos  de formato e timbre relativamente semelhantes, capazes de  reproduzir as 4 vozes.  Nas orquestras da Congregação Cristã no Brasil temos 4 famílias  de instrumentos: Cordas, Madeiras, Saxofones e Metais.  Segue abaixo uma

SUGESTÃO PARA ROTEIRO DE ESTUDO DE ÓRGÃO DO HINÁRIO N. 5

Histórico do hinário CCB

H i s t ó r i c o d o h i n á r i o u t i l i z a d o n a C o n g r e g a ç ã o C r i s t ã n o B r a s i l : Observação: o texto foi dividido em versículos para facilitar a referência e leitura. Hinário 1 1. O primeiro hinário utilizado pela irmandade da CCB foi o “Inni e Salmi Spirituali”, datado de 1914, que em 1932 houve uma atualização.  Existem muitas divergência e contradições a este respeito. 2. Um pouco depois surgiu um novo hinário denominado  “Nuovo Libro D'Inni e Salmi Spirituali” datado de 1928. No prefácio deste hinário consta que é derivado de dois hinários antecedentes:  "Inni e Salmi Spirituali" e "Nuovi Inni e Salmi Spirituali". 3. Com o crescimento da Obra de Deus no Brasil, o irmão Fracescon instruiu  aos anciães brasileiros que traduzissem alguns hinos para o português, surgindo então o primeiro hinário  de fato da CCB. 4. Este hinário foi misto, com hinos em português e italiano. Esta versão teve poucos vo

CCB - Numeração dos Hinos nas 5 edições do hinário

Sugestão proposta aos regentes à prática de ensaios musicais no Hinário 5

Hinário 5 – Grau de dificuldade

Hinos por grau de dificuldade para orientação de estudos, classificação sugerida pela grafia, sinais, passagens, etc.