De acordo com seu timbre as vozes humanas adultas são classificadas
em Femininas (Soprano, Meio-soprano, Contralto) e
Masculinas ( Tenor, Barítono e Baixo). O mais comum é o Quarteto Vocal, base do nosso hinário,
constituído de Soprano, Contralto, Tenor e Baixo. O Soprano
é a voz mais aguda. O Contralto se situa uma quinta abaixo do
Soprano. Tenor e Baixo situam-se oitava abaixo de Soprano e
Contralto, respectivamente. (Fonte: Prof. Osvaldo Lacerda).
A extensão das vozes é a seguinte:
SOPRANO: DÓ 3 a SOL 4
CONTRALTO: FA 2 a DÓ 4
TENOR: DÓ 2 a SOL 3
BAIXO: FA 1a DÓ 3
Instrumentos
Os instrumentos de uma Orquestra são agrupados em famílias de
acordo com seu timbre. Cada família é composta de instrumentos
de formato e timbre relativamente semelhantes, capazes de
reproduzir as 4 vozes.
Nas orquestras da Congregação Cristã no Brasil temos 4 famílias
de instrumentos: Cordas, Madeiras, Saxofones e Metais.
Segue abaixo uma lista dos instrumentos adequados,
alinhados com a voz que deve ser executada. A ordem de
colocação dos instrumentos na igreja é: em primeiro plano
Cordas, seguidas de Madeiras, Saxofones e Metais.
Obs: estamos considerando Saxofones como uma família
(*) VOZES: Em princípio instrumentos de clave de Sol
estão aptos a tocar Soprano e Contralto e os de clave de Fá,
Tenor e Baixo, embora cada um tenha uma voz mais adequada.
Não se deve alterar essa disposição. A leitura deve se ater à
altura escrita, com exceção de Violinos e Flautas, que por
serem instrumentos de timbre agudo, poderão tocar até
uma oitava acima, e Tubas, timbre sub-grave, poderão
tocar até uma oitava abaixo.
(**) Cordas: Violas: usar a Viola clássica de 4 cordas
(não de 5 cordas); Violoncelos: tocar a altura que
está escrita no hinário (não oitava abaixo, não pizzicato).
(***) Sax Barítono: como não tem extensão para tocar
oitava abaixo e tem timbre muito penetrante, deve tocar
na altura que está escrita no hinário, soando exatamente
como Violoncelo, Fagote e Bombardino.
Observação: Ao cantar ou tocar os hinos deve-se evitar o
cruzamento de vozes. Por exemplo, Tenor cantado por irmãs
fica muito agudo, em altura acima do Soprano. Por outro lado
irmãos não devem cantar Contralto, que é voz feminina e soa
muito bem quando cantada pelas irmãs. Isto também se refere
aos instrumentos de um modo geral e particularmente a Violinos
e Flautas, que por serem agudos, ao executar o Tenor ocasionam
o cruzamento de voz já citado. Em caso de necessidade todos os
músicos devem estar aptos a tocar o Soprano.
Outrossim os músicos das Cordas não deverão cantar enquanto tocam.