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EXTENSÃO DAS VOZES HUMANAS




De acordo com seu timbre as vozes humanas adultas são classificadas 
em Femininas (Soprano, Meio-soprano, Contralto) e
 Masculinas ( Tenor, Barítono e Baixo). O mais comum é o Quarteto Vocal, base do nosso hinário, 
constituído de Soprano, Contralto, Tenor e Baixo. O Soprano 
é a voz mais aguda. O Contralto se situa uma quinta abaixo do 
Soprano. Tenor e Baixo situam-se oitava abaixo de Soprano e
 Contralto, respectivamente. (Fonte: Prof. Osvaldo Lacerda). 
A extensão das vozes é a seguinte:



SOPRANO: DÓ 3 a SOL 4 

CONTRALTO: FA 2 a DÓ 4 
TENOR: DÓ 2 a SOL 3 
BAIXO: FA 1a DÓ 3

Instrumentos
Os instrumentos de uma Orquestra são agrupados em famílias de 
acordo com seu timbre. Cada família é composta de instrumentos 
de formato e timbre relativamente semelhantes, capazes de
 reproduzir as 4 vozes. 


Nas orquestras da Congregação Cristã no Brasil temos 4 famílias 
de instrumentos: Cordas, Madeiras, Saxofones e Metais. 
Segue abaixo uma lista dos instrumentos adequados, 
alinhados com a voz que deve ser executada. A ordem de 
colocação dos instrumentos na igreja é: em primeiro plano 
Cordas, seguidas de Madeiras, Saxofones e Metais.



Obs: estamos considerando Saxofones como uma família


(*) VOZES: Em princípio instrumentos de clave de Sol 
estão aptos a tocar Soprano e Contralto e os de clave de Fá, 
Tenor e Baixo, embora cada um tenha uma voz mais adequada.
 Não se deve alterar essa disposição. A leitura deve se ater à 
altura escrita, com exceção de Violinos e Flautas, que por 
serem instrumentos de timbre agudo, poderão tocar até 
uma oitava acima, e Tubas, timbre sub-grave, poderão 
tocar até uma oitava abaixo. 

(**) Cordas: Violas: usar a Viola clássica de 4 cordas
 (não de 5 cordas); Violoncelos: tocar a altura que 
está escrita no hinário (não oitava abaixo, não pizzicato). 

(***) Sax Barítono: como não tem extensão para tocar 
oitava abaixo e tem timbre muito penetrante, deve tocar 
na altura que está escrita no hinário, soando exatamente 
como Violoncelo, Fagote e Bombardino.

Observação: Ao cantar ou tocar os hinos deve-se evitar o 
cruzamento de vozes. Por exemplo, Tenor cantado por irmãs
 fica muito agudo, em altura acima do Soprano. Por outro lado 
irmãos não devem cantar Contralto, que é voz feminina e soa 
muito bem quando cantada pelas irmãs. Isto também se refere 
aos instrumentos de um modo geral e particularmente a Violinos 
e Flautas, que por serem agudos, ao executar o Tenor ocasionam 
o cruzamento de voz já citado. Em caso de necessidade todos os 
músicos devem estar aptos a tocar o Soprano.

Outrossim os músicos das Cordas não deverão cantar enquanto tocam.


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Sugestão de Hinos CCB para tocar no horário do Silêncio/Meia-hora

1 – OBJETIVO, HORÁRIO DA MEIA HORA E AFINAÇÃO  Chama-se meia hora porque inicia-se meia hora antes do início do  culto, onde a irmã organista começa a tocar os hinos baixinho,  suave e um pouco mais lento, enquanto a irmandade vai chegando,  mantendo-se em silêncio e em comunhão com Deus. Portanto,  a meia hora inicia-se meia hora antes do culto. Se o culto  inicia-se às 19:30h, então a meia hora inicia-se às 19:00h.  Se o culto inicia-se às 9:00h, então a meia hora inicia-se às  8:30 e assim por diante, e encerra-se faltando um ou dois  minutos para o chamado hino do Silêncio, onde a organista  que estava fazendo a meia hora sai do órgão, é pedido o  hino do silêncio e a organista que vai tocar o culto assume  o órgão. O hino do Silêncio é executado pela organista que  vai tocar no culto. É feita a afinação somente com o Lá3  para todos os instrumentos, não tendo necessidade de tocar o  LÁ de afinação em outra altura para os instrumentos mais  gr