sábado, 2 de abril de 2016

OUVIR E ESCUTAR


mts ccb

Ouvir é a mesma coisa que escutar? Existe diferença entre 
entender e compreender? 
Veja esta importante comparação sobre o uso dessas palavras.

- Filho, você ouviu direito o que o instrutor falou hoje na aulinha? -
 Ouvi sim mãe, eu só não escutei o que ele disse.
Pode parecer engraçado, mas há uma grande diferença entre os 
dois verbos. Como pode alguém ouvir e não escutar?

Ouvir refere-se aos sentidos da audição. A pessoa ouve apenas,
 mas pode ou não interpretar a comunicação.

Escutar requer mais que ouvir, ou seja, a pessoa tem que prestar 
atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, 
sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em 
consideração e agir ou não em conformidade.
Para quem deseja ir bem aos estudos musicais e progredir, escutar é
 a melhor opção e haverá necessita de prática. 
Nos dias de hoje as pessoas 
desejam mais falar do que ouvir. No entanto, saber ouvir é um sábio 
conselho milenar que requer treinamento. 
Havendo falha na 
comunicação entre instrutor/aluno, encarregado/músico,
 haverá
 falhas nas relações. Pesquisas indicam que atualmente
 um dos maiores
 problemas de comunicação, é de pessoas estarem mais 
preocupados
 consigo mesmos, com seus problemas não ouvindo seus 
parceiros e
 isto tem gerado infinitos conflitos que poderiam ser minimizados se as 
pessoas apenas escutassem mais ou invés de apenas ouvir.

Entender e Compreender
Assim como ouvir e escutar são palavras parecidas, mas com 
um sentido 
diferente e mais amplo, entender e compreender também são. 
Embora 
nos dicionários as palavras sejam sinônimas, elas apresentam diferenças 
cruciais e importantes.
As pessoas podem entender algo e não compreendê-lo, bem como não saber 
explicá-lo também.

Por exemplo, ao estudar música, o aluno aprende e entende que a tonalidade
 do hino 1 por exemplo, é mib Maior, mas não compreende o seu 
significado, o porquê. Ele entende, decora a armadura de clave sem c
ompreender seu real significado.
Ter compreensão sobre os assuntos fará uma profunda diferença 
no seu conhecimento. 

Compreender requer questionamento, perguntas e a busca pelas respostas. 
Para compreender não se pode ser apático, conformado, 
estagnado.
A dúvida e a busca da resposta fazem parte 
do ser racional. 
A natureza por si só fez do homem, um ser questionador, sempre
 procurando desvendar os mistérios da vida. Por esta razão a 
civilização fez e tem feito grandiosas descobertas. 
No entanto, a modernidade e a revolução tecnológica têm feito 
algumas pessoas se acomodarem e pararem no tempo.

Compreensão requer atenção, questionamento e principalmente 
tempo para pensar, analisar e conquistar o verdadeiro 
entendimento em todos os assuntos.

FALTA NOS CULTOS E ENSAIOS - É PREOCUPANTE!!



Antigamente, lá nos tempos em que eu aprendi a música(30anos atrás), 
era assim: o músico que precisasse faltar no culto ou 
ensaio, era "obrigado" justificar sua falta ao seu encarregado. 
Então, todos congregavam mesmo.... E, não tínhamos 
telefone pra ligar pro encarregado. Tinha que pegar a
 bicicletinha, correr na casa dele e justificar. Se a igreja
 tinha 40 músicos, no ensaio comparecia 30, mas no final 
do ensaio o encarregado pegava uma listinha com os nomes 
dos músicos que tinham justificado. Sabe quantos 
justificavam?   10. Todos justificavam. 
O interessante que eles faziam isso com prazer, 
com amor, não sei se faziam assim porque não tinha 
shopping, whatzap, e outras diversões,  hehe. 
Bem isso era antigamente... E hoje? 
- Eu vou quando bem quero nos cultos, ensaios, ninguém
 tem nada à ver com a minha vida, não sou obrigado viver 
na igreja, tenho mais o que fazer... 
E hoje temos telefone, whatzap pra avisar meu encarregado, porém, 
não devo satisfação à ele... Não é assim? Sabe o
 que é mais preocupante?
Antigamente, quando não dava tempo de avisar o encarregado, 
no outro dia cedo, o músico tava lá na 
casa dele pra pedir perdão
 pela falta. E hoje, eu falto um ensaio, dois, 
três, quatro, e se 
o encarregado não correr atrás de mim eu não 
volto mais. Mas,
 graças à Deus temos encarregados valentes né, 
e vão atrás aí eu 
volto, e sabe o que eu penso ainda. Que eu sou bom,
 faço falta, a
 orquestra precisa de mim, por isso que o encarregado vive correndo 
atrás de mim pra não faltar. 
Não é preocupante!

>> Repasse na sua escolinha, para os seus alunos<<

Nossa orquestra precisa de MÚSICO CONVERTIDO

MTS CCB escolinha musical


Que além de ler partitura, leia a Bíblia;
Que além de cantar, adore;
Que além de tocar um instrumento, toque o coração de Deus;
Que além de ensaiar, ore;
Que além de treinar, santifique-se;
Que além de fazer parte da orquestra, faça parte do Reino de Deus;
Que além de demonstrar a sua técnica, demonstre a sua humildade;
Que além de ser membro da igreja, seja igreja;
Que além de estar no culto, cultue realmente;
Que além de dar opinião, aceite opinião;
Que além de cobrar, cumpra as suas responsabilidades;
Que além de emocionar com a música, seja emocionado com 
a presença de Deus;
Que além de ser músico, seja cristão, adorador, servo, humilde, santo, íntegro, 
ético e irrepreensível dentro e fora da igreja.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Orquestração | Sonolização | Leis



Na Congregação Cristã a orquestra e o formato da posição dos músicos 
e os tipos de instrumentos musicais nos dão muitos efeitos, sobretudo 
quando se trata do peso orquestral.
O Encarregado de Orquestra deve sempre estar atento na relação 
quantidade de músicos da orquestra com a variável tamanho e 
capacidade do templo para definir o volume da massa orquestral. 
Neste caso é uma questão de bom senso, pois a orquestra não deve 
ser barulhenta, o som deve ser agradável para que a irmandade tenha
 prazer em cantar. Além disso, devemos respeito para as residências 
circunvizinhas e estamos sujeitos a Lei do silêncio.


Proporções de vozes

Deve-se sempre buscar o equilíbrio sonoro com leve domínio do naipe 
cordas e madeiras. As cordas e as madeiras, por possuírem o timbre 
mais suave, devem ser em maior número. Já os saxofones e metais, 
por apresentarem um timbre bem mais potente, devem ser em menor 
quantidade. Nas orquestras em que os instrumentos de metais superam
 os de cordas e de madeiras, o Encarregado de Orquestra pode dividi-los 
em outras vozes para o som não ficar muito estridente (exemplo: em uma 
igreja que possua 5 Trompetes, pode-se pedir para 2 ou 3 músicos 
tocarem a 2ª voz: o contralto; ou se tem muitas Tubas, pedir para 
alguns tocarem a 3ª voz: o tenor, assim por diante).

Sugestão de balanceamento de instrumentos por naipe
Para que haja um bom equilíbrio na sonorização é aconselhável na 
medida do possível, que os percentuais em número de instrumentos, 
sejam os seguintes: Cordas (50%); Madeiras (25%); e Metais (25%), 
entretanto estes percentuais tratam-se apenas de uma sugestão. As vozes 
são relacionadas diretamente com o canto, e os instrumentos musicais 
são divididos em categorias, chamados: naipes, que igualmente tem o 
seu papel na orquestra na divisão das alturas de vozes do hinário
 (soprano, contralto, tenor e baixo). A posição dos instrumentos na 
orquestra, a divisão de vozes, o papel da irmandade no canto, o 
papel do encarregado de orquestra durante a regência no ensaio  
enfim, tudo somado aos elementos da teoria musical vai favorecer 
a orquestração de todo o grupo orquestral na CCB, grupo reconhecido
 pela soma da irmandade com a orquestra.

FONTE: Apostila de Teoria Musical Para Músicos Espirituais, pg 133.