A P R E S E N T A Ç Ã O D I V A N I R - 0 6 / 1 2 / 2 0 1 4
Considerações
Instruções de Utilização
1o ao 12o Módulo
Considerações Finais
1 – C O N S I D E R A Ç Õ E S
Devido o crescimento da obra de Deus, e, por consequência também da
parte musical, é perceptível uma
diferença significativa nas execuções dos hinos durante os ensaios e
principalmente nos santos cultos.
Isto é resultado das diferentes formas de ensino/aprendizado que geram estas
execuções diferentes de
uma localidade para outra.
Pequenas diferenças são salutares e aceitáveis, contudo, temos hoje,
diferenças expressivas.
A fidelidade ao ensino dentro dos conceitos do novo MTS minimizará em
muito estas diferenças.
É bom que, tanto Encarregados de Orquestras como também os Instrutores,
mantenham uma postura
consistente diante dos candidatos, orientando de forma clara, eficiente e
simples, sem uso exagerado
de termos técnicos, esclarecendo assim as dúvidas do candidato e certificando
que ele realmente esteja
com suas dúvidas sanadas.
Na medida do possível estimular sempre o diálogo entre Instrutores e
Encarregados bem como o
compartilhamento de conhecimento técnico.
Com a implantação do novo MTS, o metrônomo deverá ser utilizado
desde as primeiras lições de solfejo
do candidato, pois desta forma ele não passa a ser um elemento estranho
no meio do trajeto criando
barreiras/bloqueios no aprendizado.
Quando empregamos o uso do metrônomo no solfejo, estamos
interiorizando o ritmo. Isto nos
proporciona a habilidade de mantermos a proporção correta na execução
de cada figura musical, do
andamento (pulso), da execução do solfejo/execução dos métodos, hinos
e/ou qualquer peça/partitura
a ser executada. (observar instruções na contra capa do hinário).
Andamento é a indicação de velocidade que se imprime a execução
de um trecho musical. É a indicação
absoluta do som e/ou do silêncio determinando precisamente
o valor das figuras.
O andamento é indicado sempre acima do pentagrama, no início da obra.
Pode ser indicado por um
termo em italiano (andante, moderato, alegro, etc) ou por indicação
metronômica (63 =/88 = /132 = ).
Prosódia Musical é o ajuste da palavra a música ou da música a
palavra, tendo por base o acento tônico
de um lado, e, a acentuação métrica de outro.
Procurar evitar o sistema batido de regência (italiano) procurando
usar movimentos arredondados, pois
movimentos acentuados induzem a orquestra a tocar batido.
No novo MTS será padrão o uso da prosódia.