Pular para o conteúdo principal

Planejamento de Aulas - PLANO 3 - MTS CCB

A P R E S E N T A Ç Ã O D I V A N I R - 0 6 / 1 2 / 2 0 1 4

 Considerações

 Instruções de Utilização

 1o ao 12o Módulo

 Considerações Finais

1 – C O N S I D E R A Ç Õ E S

Devido o crescimento da obra de Deus, e, por consequência também da
 parte musical, é perceptível uma 

diferença significativa nas execuções dos hinos durante os ensaios e 
principalmente nos santos cultos.

Isto é resultado das diferentes formas de ensino/aprendizado que geram estas 
execuções diferentes de 

uma localidade para outra.

Pequenas diferenças são salutares e aceitáveis, contudo, temos hoje, 
diferenças expressivas.

A fidelidade ao ensino dentro dos conceitos do novo MTS minimizará em 
muito estas diferenças.

É bom que, tanto Encarregados de Orquestras como também os Instrutores, 
mantenham uma postura 

consistente diante dos candidatos, orientando de forma clara, eficiente e 
simples, sem uso exagerado 

de termos técnicos, esclarecendo assim as dúvidas do candidato e certificando
 que ele realmente esteja 

com suas dúvidas sanadas.

Na medida do possível estimular sempre o diálogo entre Instrutores e 
Encarregados bem como o 

compartilhamento de conhecimento técnico.

Com a implantação do novo MTS, o metrônomo deverá ser utilizado 
desde as primeiras lições de solfejo 

do candidato, pois desta forma ele não passa a ser um elemento estranho
 no meio do trajeto criando 

barreiras/bloqueios no aprendizado.

Quando empregamos o uso do metrônomo no solfejo, estamos 
interiorizando o ritmo. Isto nos 

proporciona a habilidade de mantermos a proporção correta na execução 
de cada figura musical, do 

andamento (pulso), da execução do solfejo/execução dos métodos, hinos 
e/ou qualquer peça/partitura 

a ser executada. (observar instruções na contra capa do hinário).

Andamento é a indicação de velocidade que se imprime a execução 
de um trecho musical. É a indicação 

absoluta do som e/ou do silêncio determinando precisamente 
o valor das figuras.

O andamento é indicado sempre acima do pentagrama, no início da obra.
 Pode ser indicado por um 

termo em italiano (andante, moderato, alegro, etc) ou por indicação
 metronômica (63 =/88 = /132 = ).

Prosódia Musical é o ajuste da palavra a música ou da música a 
palavra, tendo por base o acento tônico 

de um lado, e, a acentuação métrica de outro.

Procurar evitar o sistema batido de regência (italiano) procurando 
usar movimentos arredondados, pois

movimentos acentuados induzem a orquestra a tocar batido.

No novo MTS será padrão o uso da prosódia.

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha de Contagens para Ensaios Locais e Regionais - CCB

Fichas para contagem (Ensaio Local e regional)

Provas MTS CCB com respostas - Módulo 1 ao 12 - Professor e Aluno

PROVAS DO ALUNO PROVAS DO ESTRUTOR(PROFESSOR)                                                                                                               

Sugestão de Hinos CCB para tocar no horário do Silêncio/Meia-hora

1 – OBJETIVO, HORÁRIO DA MEIA HORA E AFINAÇÃO  Chama-se meia hora porque inicia-se meia hora antes do início do  culto, onde a irmã organista começa a tocar os hinos baixinho,  suave e um pouco mais lento, enquanto a irmandade vai chegando,  mantendo-se em silêncio e em comunhão com Deus. Portanto,  a meia hora inicia-se meia hora antes do culto. Se o culto  inicia-se às 19:30h, então a meia hora inicia-se às 19:00h.  Se o culto inicia-se às 9:00h, então a meia hora inicia-se às  8:30 e assim por diante, e encerra-se faltando um ou dois  minutos para o chamado hino do Silêncio, onde a organista  que estava fazendo a meia hora sai do órgão, é pedido o  hino do silêncio e a organista que vai tocar o culto assume  o órgão. O hino do Silêncio é executado pela organista que  vai tocar no culto. É feita a afinação somente com o Lá3  para todos os instrumentos, não tendo necessidade de tocar o  LÁ de afinação em outra altura para os instrumentos mais  gr