
Provas - Exercícios - Gabaritos - Caça-Palavras - Teoria Musical - MTS - MSA - Módulos explicativos - Baixar Métodos para instrumentos PDF -
domingo, 17 de fevereiro de 2019
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Sobre as mudanças...
Vejo que em muitas comuns congregações, há divergências entre os instrutores e encarregado.
Alguém diz uma coisa, outro diz outra... e acabam entrando em atritos e aborrecimentos.
Irmãos, vamos resolver com amor, pois ele quebra barreiras que muitas vezes achamos impossíveis. Não vamos entrar numa disputa, isso Deus não se agrada. É uma guerra desnecessária!
Vamos orar mais,
vamos se reunir mais,
vamos conversar mais,
vamos tocar mais.
Lembre-se: O qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:06
De nada adianta, se as mudanças forem executadas, e a igreja não sentir Deus. Somos músicos para auxiliar a irmandade, e estamos em missão.
Se pensarmos em ser melhor que outras orquestras, será puramente vaidade. Temos o objetivo principal em agradar a Deus e salvar nossas almas, esse é o nosso comprometimento.
Não vamos aborrecer nosso aluno, só porque ele não quer tocar corda. Deus é poderoso de equilibrar a sua orquestra sem ter 50% de cordas.
Será que estamos fugindo dos nossos princípios? A obra de Deus está de pé desde 1910 e mesmo em muitas congregações não terem músicos.
O MOO está como referência e aos poucos iremos nos adequar. Mas não será de um dia para o outro.
Deus abençoe!!
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
Nossa importância na Música da Obra de Deus
Ensinar:uma arte poderosa que transforma, enobrece, eleva, enriquece, enfim, um dom de transferir conhecimento, de ajudar, orientar, conduzir...
A nós é dado um título de instrutor (a), encarregado, examinadora, quando na verdade somos; amigos, psicólogos, irmão, pai, mãe, professor.
Nessa jornada nos deparamos com o desânimo, a vontade de "parar" (encerrar a carreira), de deixá-los de lado, falta a paciência, a tolerância, a disposição, a voluntariedade... mais eis o desafio; Fazê-los, melhor, maior, evoluído, sábio, útil, transformado e esse é o segredo de tanto combate, tanta opressão, tanto cansaço, é por que você é muito importante e especial, tem o dom de transferir conhecimento. Se sinta importante pois Deus lhe deu esse atributo e quer ver você sorrir e fazer muita gente sorrir. Portanto, seja amoroso, cuidadoso, atencioso, zeloso, paciente... Enfim, seja positivo. Que você possa lembrar que um dia alguém lhe abraçou e você chegou, venceu, e agora Ele lhe deu 10 talentos. Granjeie com alegria, lance o teu pão sobre as águas e o que tiver difícil Ele vai suprir, preparar, abençoar e iluminar.
Você é especial.
Autor Desconhecido
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
🎼 "Sax Barítono Mib" (Onde toca?)
Nobríssimos
O instrumento imita uma voz.
Quando toca, está imitando o canto dessa voz.
No hinário não temos a voz de barítono.
(A voz de barítono se situa entre o tenor e o baixo)
Uma pergunta que não quer se calar:
Se não temos voz de barítono, porque aceitar o Sax Barítono?
Bem...
Vamos conhecer a família Sax na CCB:
Instrumento: Voz equivalente:
Sax Soprano.. Soprano
Sax Alto......... Contralto
Sax Tenor...... Tenor
Sax Barítono.. Não tem essa voz
Sax Barítono - Onde tocar:
Como o Sax Barítono Mib pode alcançar tanto o tenor, quanto o baixo "natural", foi aceito para essas 2 funções.
Assim ficou convencionado na CCB:
1- Voz principal: Baixo "natural"
Exatamente como está escrito. Jamais oitavar abaixo.
Jamais!!!
2- Voz alternativa: Tenor
Somente se o Encarregado solicitar, para suprir necessidade de recomposição da orquestra.
A voz do Baixo no H5:
Os instrumentos que fazem o Baixo "natural" são:
1- Violoncelo
2- Fagote
3- Clarinete Baixo (Clarone)
4- Sax Barítono Mib
5- Eufônio
O músico deve ter em mente que:
O Sax Barítono não é uma Tuba.
E sim um "Violoncelo de palhetas".
O hino é um bloco formado por 4 melodias distintas, que caminham combinadamente.
Todas devem ser "cantadas" pelos instrumentos, jamais devem ser "marcadas" ou "batidas".
A voz do baixo também é uma melodia.
Quando toca, o baritonista está "cantando" o baixo-barítono, na mais próxima imitação da voz humana.
Importante:
Se o baritonista desejar tocar no baixo oitavado abaixo (contrabaixo), deve escolher outro instrumento então, indicado e apropriado.
Na atual orquestra CCB, o único "contrabaixo" é a Tuba.
Quem sonha com as profundezas maravilhosas do sub grave, não lhe resta outra opção, se não tocar Tuba.
Para refletir:
No hinário não é o instrumento quem escolhe sua voz.
E sim a voz quem escolhe o seu instrumento, o seu imitador.
Isso significa que o instrumento não toca onde quer, e sim onde serve, onde foi indicado.
Em tempo:
O que é Baixo "natural"?
É um hábito da cultura musical na CCB, referindo-se à voz do baixo escrito.
Nossos músicos acostumaram a chamar assim.
Claudio Moraes
O instrumento imita uma voz.
Quando toca, está imitando o canto dessa voz.
No hinário não temos a voz de barítono.
(A voz de barítono se situa entre o tenor e o baixo)
Uma pergunta que não quer se calar:
Se não temos voz de barítono, porque aceitar o Sax Barítono?
Bem...
Vamos conhecer a família Sax na CCB:
Instrumento: Voz equivalente:
Sax Soprano.. Soprano
Sax Alto......... Contralto
Sax Tenor...... Tenor
Sax Barítono.. Não tem essa voz
Sax Barítono - Onde tocar:
Como o Sax Barítono Mib pode alcançar tanto o tenor, quanto o baixo "natural", foi aceito para essas 2 funções.
Assim ficou convencionado na CCB:
1- Voz principal: Baixo "natural"
Exatamente como está escrito. Jamais oitavar abaixo.
Jamais!!!
2- Voz alternativa: Tenor
Somente se o Encarregado solicitar, para suprir necessidade de recomposição da orquestra.
A voz do Baixo no H5:
Os instrumentos que fazem o Baixo "natural" são:
1- Violoncelo
2- Fagote
3- Clarinete Baixo (Clarone)
4- Sax Barítono Mib
5- Eufônio
O músico deve ter em mente que:
O Sax Barítono não é uma Tuba.
E sim um "Violoncelo de palhetas".
O hino é um bloco formado por 4 melodias distintas, que caminham combinadamente.
Todas devem ser "cantadas" pelos instrumentos, jamais devem ser "marcadas" ou "batidas".
A voz do baixo também é uma melodia.
Quando toca, o baritonista está "cantando" o baixo-barítono, na mais próxima imitação da voz humana.
Importante:
Se o baritonista desejar tocar no baixo oitavado abaixo (contrabaixo), deve escolher outro instrumento então, indicado e apropriado.
Na atual orquestra CCB, o único "contrabaixo" é a Tuba.
Quem sonha com as profundezas maravilhosas do sub grave, não lhe resta outra opção, se não tocar Tuba.
Para refletir:
No hinário não é o instrumento quem escolhe sua voz.
E sim a voz quem escolhe o seu instrumento, o seu imitador.
Isso significa que o instrumento não toca onde quer, e sim onde serve, onde foi indicado.
Em tempo:
O que é Baixo "natural"?
É um hábito da cultura musical na CCB, referindo-se à voz do baixo escrito.
Nossos músicos acostumaram a chamar assim.
Claudio Moraes
Assinar:
Postagens (Atom)
-
PROVAS DO ALUNO PROVAS DO ESTRUTOR(PROFESSOR) ...
-
Fichas para contagem (Ensaio Local e regional)