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Arcadas no Hinário 05

Nobríssimos conservos

Outra pergunta que insiste em não se calar:
Existem erros de arcadas, no H5 ?

Bem...
Arcadas e dedilhados nuuuuunca serão unânimes.

Um exemplo:
Jascha Heifetz tinha as suas e seu amigo e colega Natan Milstain tinha outras, nos mesmos Concertos. 
E ambos eram excelentes.

Existem escolas que muito influenciam na didática violinística: escola francesa, theca, alemã, russa, franco-belga, etc.
Cada uma com seu padrão didático-pedagógico.

As arcadas do H5, independente de padrões, foi produto de um consenso entre uns 20 irmãos profissionais de Cordas, que trabalharam durante anos, procurando o que melhor se adaptava ao nosso hinário.

Quem são esses irmãos:
- Spalla da OSSA
- Violinistas do Teatro Municipal de SP (OSM).
- Violinistas da OSUSP, OSSJC, OSSC, etc.
- Autores de métodos.
- Professores de curso superior de música.
- Etc... 

Não há erro.
Há consenso
Desejou-se fazer assim, e foi feito.

Recentemente alguns irmãos deste grupo, discutindo esse tema, mencionaram sobre Leopold Mozart.

Este foi um violinista, professor de música e compositor alemão. 
Dentre tantas peças que escreveu, há o notável tratado de violino, de cujas informações auxiliaram na didática da época (estilo, articulações, etc). 

Mas nada disso tem a ver com as arcadas utilizadas no hinário. 
Não há nenhuma relação de Leopold, com as arcadas para a música sacra e o canto congregacional que utilizamos.

Nossas arcadas no hinário são direções de arco padronizadas, adaptando-se às articulações do canto congregacional. 
Assim como são padronizadas nos naipes de cordas das orquestras sinfônicas, de câmera e qualquer outro grupo de cordas friccionadas.

Enfim. 
Não há erro. 
As arcadas são absolutamente tranquilas de serem executadas. 
É só estudar.
rsrsrs

Sobre formas de opinar:
Qualquer irmão é livre para expressar sua opinião sobre esse ou qualquer outro tema, porém quem é músico mesmo, sabe muito bem que, em se tratando de música, não é possível afirmar haver erros.

É desaconselhável insistir que isso ou aquilo é errado. 
Pois a música é uma ciência inexata (exceção à proporcionalidade, essa sim é exata).

Um dos atrativos da música é justamente o inexato, imprevisto, inóbvio, infrequente, eventual, surpreendente, etc.
A "quebra da rotina".

Portanto evitemos tais afirmações, quando se tratar de formas de execução e interpretação.
Afinal, "2 intérpretes jamais executarão iguais, um mesmo trecho musical."

O poder da Convenção:
"O que 2 ou mais intérpretes convencionam que deve ser executado assim, a convenção prevalece."

Portanto, quem, de sua visão, julgar haver equívocos na nossa construção musical, ou em qualquer outra, que se manifeste sabiamente, com palavras sóbrias e polidas, como:
"não acho essa arcada adequada", ou 
"acho que outra arcada seria mais indicada".
etc.

Pois ninguém, nenhum músico, nem autor, compositor, escola, ninguém detém a verdade absoluta.
Logo, qualquer afirmação não é nada mais do que mera opinião.

A arcada constante do H5, foi produzida para prática e execução do H5.
Quem desejar fazer parte desta orquestra, deve executar exatamente como está escrito.
Foi assim convencionada.

Obs: Esse resumo foi extraído de orientações recebidas dos irmãos que participaram da elaboração do hinário de cordas.
Não se trata de opinião pessoal.


Claudio Moraes

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Sugestão de Hinos CCB para tocar no horário do Silêncio/Meia-hora

1 – OBJETIVO, HORÁRIO DA MEIA HORA E AFINAÇÃO  Chama-se meia hora porque inicia-se meia hora antes do início do  culto, onde a irmã organista começa a tocar os hinos baixinho,  suave e um pouco mais lento, enquanto a irmandade vai chegando,  mantendo-se em silêncio e em comunhão com Deus. Portanto,  a meia hora inicia-se meia hora antes do culto. Se o culto  inicia-se às 19:30h, então a meia hora inicia-se às 19:00h.  Se o culto inicia-se às 9:00h, então a meia hora inicia-se às  8:30 e assim por diante, e encerra-se faltando um ou dois  minutos para o chamado hino do Silêncio, onde a organista  que estava fazendo a meia hora sai do órgão, é pedido o  hino do silêncio e a organista que vai tocar o culto assume  o órgão. O hino do Silêncio é executado pela organista que  vai tocar no culto. É feita a afinação somente com o Lá3  para todos os instrumentos, não tendo necessidade de tocar o  LÁ de afinação em outra altura para os instrumentos mais  gr