Nobríssimos, 2 perguntas que não querem se calar:
1- Porque a Viola, mesmo utilizando a "Clave de Contralto", faz Tenor, na CCB?
2- Porque ainda tem o Tenor na Clave de Fá? Não basta na Clave de Dó?
Comentários:
1- A Clave de Dó foi criada para representar vozes humanas. (R.Bnd 1995)
O Contralto é (ou era) representado pela Clave de Dó na 3a linha.
Porém na música atual, os cantores Soprano e Contralto utilizam a Clave de Sol, e os Tenores e Baixos, a de Fá.
(Curiosidade: As vezes tem o Tenor escrito na Clave de Sol, com indicação de 8a.abaixo.)
Ainda vemos clave de Dó para Vocal, mas em partituras antigas.
Portanto, se está em desuso, parece coerente não mais considerá-la como "clave de contralto".
A Viola faz uso da Clave de Dó na 3a, não para evidenciar ser contralto (ou não ser), mas sim por melhor lhe acomodar, evitando excesso de escritas em linhas suplementares.
A voz da Viola no H5, foi inspirada no Quarteto de Cordas Clássico, formado por 2 Violinos, 1 Viola e 1 Cello, onde as vozes são distribuídas assim:
I Violino: 1a voz
II Violino: 2a voz
Viola: 3a voz
Cello: 4a voz
Então a Viola atua na 3a voz, e no nosso hinário, a 3a voz é o Tenor.
Observe que a 2a voz (contralto) pertence ao II Violino.
Não por acaso, o hinário de Cordas traz essa orientação também.
2- Na orquestração do H5, a nossa convenção define assim:
Violino:
-Voz principal: Soprano
-Voz alternativa: Contralto
Viola:
-Voz principal: Tenor
-Voz alternativa: Contralto
Violoncelo:
-Voz principal: Baixo
-Voz alternativa: Tenor*
* Observe que o Violoncelo poderá ser solicitado ao Tenor, para recomposição do conjunto.
Isso só será cômodo, porque no H5 há outra escrita para Tenor, na clave de Fá.
O ensinamento (convenção) 4/2015, orienta 50% de Cordas na nossa formação, permitindo que ocupem todas as funções, se necessário for, as principais e as alternativas.
Nota:
- Ao músico compete sempre a voz principal.
- A voz alternativa somente se lhe for solicitado, por necessidade de recomposição do conjunto.
Importante:
Para conhecer o "conjunto de intenções" da Orquestração do H5, sua distribuição e redistribuição das vozes, o nobre Encarregado terá disponível o "Manual de Orientação às Orquestras da CCB", para consultas.
Obs:
Esse resumo foi extraído de orientações recebidas. Não é uma opinião pessoal, pois sequer conheço o naipe, nem tenho propriedade sobre o tema.
Claudio Moraes