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A Viola no H5

 A Viola ccb

Nobríssimos, 2 perguntas que não querem se calar:

1- Porque a Viola, mesmo utilizando a "Clave de Contralto", faz Tenor, na CCB?

2- Porque ainda tem o Tenor na Clave de Fá?  Não basta na Clave de Dó?

Comentários:
1- A Clave de Dó foi criada para representar vozes humanas. (R.Bnd 1995)

O Contralto é (ou era) representado pela Clave de Dó na 3a linha.
Porém na música atual, os cantores Soprano e Contralto utilizam a Clave de Sol, e os Tenores e Baixos, a de Fá.
(Curiosidade: As vezes tem o Tenor escrito na Clave de Sol, com indicação de 8a.abaixo.)

Ainda vemos clave de Dó para Vocal, mas em partituras antigas.
Portanto, se está em desuso, parece coerente não mais considerá-la como "clave de contralto".

A Viola faz uso da Clave de Dó na 3a, não para evidenciar ser contralto (ou não ser), mas sim por melhor lhe acomodar, evitando excesso de escritas em linhas suplementares.

A voz da Viola no H5, foi inspirada no Quarteto de Cordas Clássico, formado por 2 Violinos, 1 Viola e 1 Cello, onde as vozes são distribuídas assim:
I Violino:  1a voz
II Violino: 2a voz
Viola:        3a voz
Cello:        4a voz

Então a Viola atua na 3a voz, e no nosso hinário, a 3a voz é o Tenor.

Observe que a 2a voz (contralto) pertence ao II Violino.
Não por acaso, o hinário de Cordas traz essa orientação também.


2- Na orquestração do H5, a nossa convenção define assim:

Violino:
-Voz principal: Soprano
-Voz alternativa: Contralto

Viola:
-Voz principal: Tenor
-Voz alternativa: Contralto

Violoncelo:
-Voz principal: Baixo
-Voz alternativa: Tenor*

* Observe que o Violoncelo poderá ser solicitado ao Tenor, para recomposição do conjunto.
Isso só será cômodo, porque no H5 há outra escrita para Tenor, na clave de Fá.
O ensinamento (convenção) 4/2015, orienta 50% de Cordas na nossa formação, permitindo que ocupem todas as funções, se necessário for, as principais e as alternativas.

Nota:
- Ao músico compete sempre a voz principal.
- A voz alternativa somente se lhe for solicitado, por necessidade de  recomposição do conjunto.

Importante:
Para conhecer o "conjunto de intenções" da Orquestração do H5, sua distribuição e redistribuição das vozes, o nobre Encarregado terá disponível o "Manual de Orientação às Orquestras da CCB", para consultas.

Obs:
Esse resumo foi extraído de orientações recebidas. Não é uma opinião pessoal, pois sequer conheço o naipe, nem  tenho propriedade sobre o tema.

Claudio Moraes

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Sugestão de Hinos CCB para tocar no horário do Silêncio/Meia-hora

1 – OBJETIVO, HORÁRIO DA MEIA HORA E AFINAÇÃO  Chama-se meia hora porque inicia-se meia hora antes do início do  culto, onde a irmã organista começa a tocar os hinos baixinho,  suave e um pouco mais lento, enquanto a irmandade vai chegando,  mantendo-se em silêncio e em comunhão com Deus. Portanto,  a meia hora inicia-se meia hora antes do culto. Se o culto  inicia-se às 19:30h, então a meia hora inicia-se às 19:00h.  Se o culto inicia-se às 9:00h, então a meia hora inicia-se às  8:30 e assim por diante, e encerra-se faltando um ou dois  minutos para o chamado hino do Silêncio, onde a organista  que estava fazendo a meia hora sai do órgão, é pedido o  hino do silêncio e a organista que vai tocar o culto assume  o órgão. O hino do Silêncio é executado pela organista que  vai tocar no culto. É feita a afinação somente com o Lá3  para todos os instrumentos, não tendo necessidade de tocar o  LÁ de afinação em outra altura para os instrumentos mais  gr