1 – OBJETIVO, HORÁRIO DA MEIA HORA E AFINAÇÃO
Chama-se meia hora porque inicia-se meia hora antes do início do
culto, onde a irmã organista começa a tocar os hinos baixinho,
suave e um pouco mais lento, enquanto a irmandade vai chegando,
mantendo-se em silêncio e em comunhão com Deus. Portanto,
a meia hora inicia-se meia hora antes do culto. Se o culto
inicia-se às 19:30h, então a meia hora inicia-se às 19:00h.
Se o culto inicia-se às 9:00h, então a meia hora inicia-se às
8:30 e assim por diante, e encerra-se faltando um ou dois
minutos para o chamado hino do Silêncio, onde a organista
que estava fazendo a meia hora sai do órgão, é pedido o
hino do silêncio e a organista que vai tocar o culto assume
o órgão. O hino do Silêncio é executado pela organista que
vai tocar no culto. É feita a afinação somente com o Lá3
para todos os instrumentos, não tendo necessidade de tocar o
LÁ de afinação em outra altura para os instrumentos mais
graves, salvo se o encarregado pedir. Iniciar o Lá de afinação
piano e ir aumentando o som até ficar numa intensidade clara.
Os músicos precisam ouvir com clareza o som do diapasão(lá)
para afinar os instrumentos.
2 – REGISTROS PARA MEIA HORA
Na meia hora devemos usar um registro mais suave, onde
prevaleça sempre o soprano(teclado superior). O registro
da mão esquerda, voz do tenor e baixo(teclado inferior), nunca
deve sobressair ao teclado superior(soprano). A pedaleira
deve ser só uma sombra, nunca mais forte que a mão
esquerda(teclado inferior) ou direita(teclado superior).
Na meia hora pode-se usar o sustain com muito cuidado,
quase imperceptível, para não misturar os sons.
Todavia nos registros para o Culto o sustain NÃO
deve ser usado.
Pode-se escolher 2 ou mais registros
para se tocar a meia hora. Como também pode-se tocar
uma oitava acima, com contralto ou sem contralto.
Contudo no Culto NÃO se deve trocar de registro e de oitava.
3 – HINOS APROPRIADOS PARA MEIA HORA
Devemos escolher hinos com figuras mais largas e hinos
mais sentimentais para a meia hora. Hinos alegres com muitas
pontuadas ou com passagens e notas repetidas não ficam bons.
SUGESTÕES:
01-02-04-08-14-15-16-17-20-22-23-27-30-32-34-
36-38-39-42-44-47-48-49-52-58-60-61-62-64-65-66-69-75-76-77-
78-80-81-82-83-85-89-90-91-92-96-97-98-101-102-104-106-
107-109-112-115-116-117-119-120-121-123-124-128-130-131-
132-133-137-144-145-146-147-148-150-153-160-162-163-164-
165-169-170-176-177-184-186-189-191-193-194-195-199-202-
205-207-208-210-213-215-216-221-232-234-235-238-240-242-
246-247-248-252-254-256-258-260-261-262-263-264-268-269-
271-272-274-276-278-280-284-287-288-291-293-297-299-305-
308-310-312-314-315-316-321-325-332-333-336-338-339-340-
341 344 346-352-353-357-358-360-361-362-365-367-368-369-
373-374-375-383-385-386-387-389-391-393-395-397-399-400-
401-402-406-410-411-414-416-418-424-443-445-447-451-454-
456-457-458-459-460-461-464-478.
4 – RODÍZIO DA MEIA HORA
A meia hora não é feita só pelas irmãs que ainda não tocam
nos cultos. Todas as irmãs, inclusive as organistas oficializadas
podem participar do rodízio da meia hora.
5 – ANDAMENTO DOS HINOS NA MEIA HORA
Os hinos devem ser executados num andamento um pouco
mais lento que o culto. Não tocar os hinos tão lentos de maneira
que não se consiga entender a frase musical ou o hino que se está tocando.
6 – MÉTRICA E PROPORÇÃO DAS FIGURAS
O andamento lento não altera a proporção dos valores das figuras.
Devemos ter bastante atenção ao valor proporcional das figuras
dentro da métrica e pulsação num andamento largo.
7 - INTENSIDADE DO SOM NA MEIA HORA
A intensidade ideal deve ser aquela que todos ouçam, mas de
uma maneira suave. Não tão forte que incomode quem está em
comunhão ou orando e nem tão fraca que não dá pra se ouvir.
A organista tem que saber dosar a intensidade ideal de acordo
com o tamanho da congregação, a quantidade de irmandade
presente, se o órgão está ligado nas caixas ou não. Esta
percepção da intensidade para quem está tocando não é fácil,
por isto, é muito importante que a organista esteja aberta a receber
orientação das outras conservas ou do encarregado e não se
sentir aborrecida.
8– INTERPRETAÇÃO E FRASEADO
Devemos tocar os hinos da meia hora colocando sentimento em
cada nota, tocando de alma, de dentro pra fora, em comunhão.
Devemos tocar com expressão, fazendo o fraseado com o pedal
de expressão. Começamos a frase piano, fazemos um leve
crescendo e diminuímos no final da frase. Os hinos tocados assim,
de alma, suave e lentamente, fazendo estas interpretações leva a
irmandade a ficar em comunhão para ouvi-los e consequentemente
ao silêncio e a reverência.
Fonte: blog estudo musical