PLANO DE AULA DO MTS COM 3 TURMAS – WAGNER – MONTES CLAROS
REQUISITOS DESTE PLANO:
Este plano sugere 3 turmas de alunos. Serão necessários 4 irmãos ensinando
sendo 3 nas aulas normais de MTS e outro
sendo 3 nas aulas normais de MTS e outro
na aula de recuperação auxiliado por um dos 3 instrutores. As aulas de MTS e
recuperação ocorrem em horários distintos.
recuperação ocorrem em horários distintos.
Visando reunir mais alunos em cada turma e evitar que alguma seja extinta por
falta de aluno, sugere-se reunir em uma
falta de aluno, sugere-se reunir em uma
congregação alunos de 3 congregações ou mais. Havendo muitos alunos nas aulas
de MTS, resulta numa elevada
de MTS, resulta numa elevada
quantidade de alunos no GEM instrumental, prejudicando a qualidade do
ensino. Na aula instrumental, deve-se limitar em 5
ensino. Na aula instrumental, deve-se limitar em 5
alunos por instrutor.
SÉRIES DO CURSO
Haverá 3 turmas com 3 séries em cada turma. A 1a série de cada turma será
iniciada em semestres diferentes. O curso terá
iniciada em semestres diferentes. O curso terá
duração total de um ano e meio. Não é aconselhável o MTS ser concluído
rapidamente pois após o aluno concluir, ficará
rapidamente pois após o aluno concluir, ficará
parado de estudar a divisão musical frequentando apenas as aulas instrumentais e
esquecerá as lições quando prestar
esquecerá as lições quando prestar
teste. As séries são as seguintes:
1a série: até o 5o módulo – com aulas coletivas – Após concluir poderá iniciar o
instrumento. Se o aluno não
instrumento. Se o aluno não
continuar os estudos do MTS na 2a série, será impedido de frequentar as aulas
de instrumento
de instrumento
2a série: 6o ao 8o módulo – com aulas coletivas
3a série: 9o ao 12o módulo – com aulas coletivas
DIAS E HORÁRIO DAS AULAS
Haverá 1 instrutor para cada turma – Poderá funcionar as 3 turmas no mesmo
horário. Sugere-se aulas semanais com
horário. Sugere-se aulas semanais com
duração de 2 horas. Sugere-se aula de recuperação uma hora antes do início da
aula normal sob responsabilidade do
aula normal sob responsabilidade do
encarregado.
A aula de recuperação tem os seguintes objetivos:
reforçar os alunos fracos,
aplicar provas para aqueles com notas inferiores a 7 pontoes
aplicar provas para os alunos que faltaram as aulas (a prova terá o dobro de questões);
para analisar a percepção musical dos alunos e realocá-los na série
correspondente ao seu nível musical;
correspondente ao seu nível musical;
para analisar alunos que vieram de outro GEM no intuito e adequá-los
ao sistema do novo GEM .
ao sistema do novo GEM .
Considerando que haverá 3 instrutores nas aulas do MTS, as séries
funcionarão da seguinte forma:
funcionarão da seguinte forma:
SEMESTRES Turma A - SERGIO Turma B - THERRE Turma C - FRED
1o Semestre 2015 1a Série
2o Semestre 2015 2a Série 1a Série
1o Semestre 2016 3a Série 2a Série 1a Série
2o Semestre 2016 1a Série 3a Série 2a Série
1o Semestre 2017 2a Série 1a Série 3a Série
2o Semestre 2017 3a Série 2a Série 1a Série
1o Semestre 2018 1a Série 3a Série 2a Série
2o Semestre 2018 2a Série 1a Série 3a Série
1o Semestre 2018 3a Série 2a Série 1a Série
Conforme quadro acima, cada instrutor dará aula dos 12 módulos para a sua turma.
Serão abertas as inscrições para
Serão abertas as inscrições para
novos alunos somente no mês das férias (julho, dezembro e janeiro). Os alunos
que surgirem após iniciadas as aulas,
que surgirem após iniciadas as aulas,
poderão estudar o MTS passando lições individualmente no dia da aula
prática de instrumento. Entretanto, estes alunos
prática de instrumento. Entretanto, estes alunos
deverão recomeçar no módulo 1 na primeira série no semestre seguinte.
MATERIAL A UTILIZAR
Na 1a Série, serão utilizados 3 métodos: O MTS (Método de Teoria e Solfejo CCB),
o Método de Flauta Doce
o Método de Flauta Doce
Aplicado Ao MTS e O caderno de exercícios.
Na 2a e 3a Séries serão aplicados apenas o MTS e o Caderno de Exercícios.
Nestas séries não será necessário o
Nestas séries não será necessário o
Método de Flauta doce pois o aluno já estará praticando o instrumento nos
GEMs específicos.
GEMs específicos.
TEMPO DE ESTUDO DOS MÓDULOS:
Cada módulo da 1a série (1o ao 5o módulo) será ensinado em dois GEMs.
O 3a Gem será apenas para prova.
O 3a Gem será apenas para prova.
Cada módulo da 2a e 3a séries terá duas provas. Será dividido em duas partes.
A 1a parte será ensinada em 2
A 1a parte será ensinada em 2
GEMs com prova no 3o GEM. Serão utilizados 6 GEMs para cada módulo
(do 6o ao 12o módulo) ;
(do 6o ao 12o módulo) ;
Caso os módulos da série sejam concluídos antes de terminar o semestre,
poderão ser estudados os módulos
poderão ser estudados os módulos
seguintes. Entretanto, estes módulos estudados a mais deverão ser repetidos
no semestre seguinte para compor
no semestre seguinte para compor
os módulos da série seguinte.
PROVAS
1a série: 1 prova por módulo; 2a e 3a série: 2 provas por módulo
Cada prova valerá 10 pontos.
Até o 5o Módulo, cada prova será composta de 4 perguntas teóricas
valendo meio ponto cada, 1 questão do
valendo meio ponto cada, 1 questão do
método de Flauta Doce e 7 lições rítmicas valendo 1 ponto cada.
A partir do 6o módulo, cada prova será composta de 4 perguntas teóricas
valendo meio ponto cada, e 8 lições
valendo meio ponto cada, e 8 lições
rítmicas valendo 1 ponto cada.
CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO
Para aprovação no módulo, o aluno deverá ter o mínimo 70% dos pontos
em cada prova, caso contrário deverá
em cada prova, caso contrário deverá
repetí-la durante a aula de recuperação onde terá o dobro de questões;
O aluno será aprovado na série se obter nota mínima de 7 pontos na seguinte
quantidade de provas:
quantidade de provas:
1a Série: 4 provas de 5 (1 prova em cada módulo)
2a Série: 5 provas de 6 (2 provas em cada módulo)
3a Série: 6 provas de 8 (2 provas em cada módulo)
O aluno não aprovado deverá repetir a série no semestre seguinte
DIDÁTICA DA AULA
A didática da aula será a seguinte:
ESPLICAR = Esplicação da teoria
TREINAR EM GRUPO = Treinamento das lições rítmicas em grupo;
FAZER EXERCÍCIO = Fazer o exercício do MTS e do caderno
de exercícios;
de exercícios;
CORRIGIR = O professor corrigirá coletivamente os exercícios.
No momento da correção, o professor
No momento da correção, o professor
solicitará respostas orais individuais e dará a resposta correta. Os alunos
trocarão de exercícios entre si e
trocarão de exercícios entre si e
farão a correção. O professor poderá incentivá-los premiando os bons
alunos com bombons.
alunos com bombons.
TOCAR FLAUTA = Tocar com flauta doce as lições rítmicas do MTS e
outras que poderão ser anexadas no
outras que poderão ser anexadas no
caderno de exercícios;
HINO = O professor, levará cópia de hinos para o aluno solfejar.
REQUISITOS PARA MATRÍCULA
Os requisitos para iniciar os estudos musicais são os seguintes:
Ter bom testemunho – (comunicar ao cooperador e ancião os nomes dos
alunos iniciantes).
alunos iniciantes).
Saber as 4 operações matemáticas: somar, subtrair, dividir e multiplicar
e proporção: dobro, metade, 1⁄4
e proporção: dobro, metade, 1⁄4
Ter pelo menos 10 anos completos, pois abaixo desta idade, não conseguem
acompanhar a turma. A
acompanhar a turma. A
linguagem do MTS não foi feita para crianças muito novas. Será viável se criar
uma turma somente de
uma turma somente de
crianças onde serão utilizadas brincadeiras e instrutor com vocação para isso.