Sugestão de Hinos CCB para tocar no horário do Silêncio/Meia-hora

Hinos CCB para tocar no horário do Silêncio/Meia-hora


1 – OBJETIVO, HORÁRIO DA MEIA HORA E AFINAÇÃO 
Chama-se meia hora porque inicia-se meia hora antes do início do 
culto, onde a irmã organista começa a tocar os hinos baixinho, 
suave e um pouco mais lento, enquanto a irmandade vai chegando,
 mantendo-se em silêncio e em comunhão com Deus. Portanto, 
a meia hora inicia-se meia hora antes do culto. Se o culto 
inicia-se às 19:30h, então a meia hora inicia-se às 19:00h. 
Se o culto inicia-se às 9:00h, então a meia hora inicia-se às 
8:30 e assim por diante, e encerra-se faltando um ou dois
 minutos para o chamado hino do Silêncio, onde a organista
 que estava fazendo a meia hora sai do órgão, é pedido o
 hino do silêncio e a organista que vai tocar o culto assume 
o órgão. O hino do Silêncio é executado pela organista que 
vai tocar no culto. É feita a afinação somente com o Lá3 
para todos os instrumentos, não tendo necessidade de tocar o
 LÁ de afinação em outra altura para os instrumentos mais 
graves, salvo se o encarregado pedir. Iniciar o Lá de afinação
 piano e ir aumentando o som até ficar numa intensidade clara. 
Os músicos precisam ouvir com clareza o som do diapasão(lá)
 para afinar os instrumentos.

 2 – REGISTROS PARA MEIA HORA 
 Na meia hora devemos usar um registro mais suave, onde 
prevaleça sempre o soprano(teclado superior). O registro 
da mão esquerda, voz do tenor e baixo(teclado inferior), nunca
 deve sobressair ao teclado superior(soprano). A pedaleira 
deve ser só uma sombra, nunca mais forte que a mão 
esquerda(teclado inferior) ou direita(teclado superior). 
 Na meia hora pode-se usar o sustain com muito cuidado, 
quase imperceptível, para não misturar os sons. 
Todavia nos registros para o Culto o sustain NÃO 
deve ser usado. Pode-se escolher 2 ou mais registros
 para se tocar a meia hora. Como também pode-se tocar 
uma oitava acima, com contralto ou sem contralto. 
Contudo no Culto NÃO se deve trocar de registro e de oitava.

 3 – HINOS APROPRIADOS PARA MEIA HORA 
 Devemos escolher hinos com figuras mais largas e hinos 
mais sentimentais para a meia hora. Hinos alegres com muitas 
pontuadas ou com passagens e notas repetidas não ficam bons. 

SUGESTÕES:
 01-02-04-08-14-15-16-17-20-22-23-27-30-32-34-
36-38-39-42-44-47-48-49-52-58-60-61-62-64-65-66-69-75-76-77-
78-80-81-82-83-85-89-90-91-92-96-97-98-101-102-104-106-
107-109-112-115-116-117-119-120-121-123-124-128-130-131-
132-133-137-144-145-146-147-148-150-153-160-162-163-164-
165-169-170-176-177-184-186-189-191-193-194-195-199-202-
205-207-208-210-213-215-216-221-232-234-235-238-240-242-
246-247-248-252-254-256-258-260-261-262-263-264-268-269-
271-272-274-276-278-280-284-287-288-291-293-297-299-305-
308-310-312-314-315-316-321-325-332-333-336-338-339-340-
341 344 346-352-353-357-358-360-361-362-365-367-368-369-
373-374-375-383-385-386-387-389-391-393-395-397-399-400-
401-402-406-410-411-414-416-418-424-443-445-447-451-454-
456-457-458-459-460-461-464-478. 

 4 – RODÍZIO DA MEIA HORA 
 A meia hora não é feita só pelas irmãs que ainda não tocam 
nos cultos. Todas as irmãs, inclusive as organistas oficializadas 
podem participar do rodízio da meia hora.
  
5 – ANDAMENTO DOS HINOS NA MEIA HORA 
 Os hinos devem ser executados num andamento um pouco
 mais lento que o culto. Não tocar os hinos tão lentos de maneira 
que não se consiga entender a frase musical ou o hino que se está tocando. 

 6 – MÉTRICA E PROPORÇÃO DAS FIGURAS 
 O andamento lento não altera a proporção dos valores das figuras. 
Devemos ter bastante atenção ao valor proporcional das figuras 
dentro da métrica e pulsação num andamento largo. 

 7 - INTENSIDADE DO SOM NA MEIA HORA
 A intensidade ideal deve ser aquela que todos ouçam, mas de
 uma maneira suave. Não tão forte que incomode quem está em 
comunhão ou orando e nem tão fraca que não dá pra se ouvir. 
A organista tem que saber dosar a intensidade ideal de acordo
 com o tamanho da congregação, a quantidade de irmandade
 presente, se o órgão está ligado nas caixas ou não. Esta 
percepção da intensidade para quem está tocando não é fácil, 
por isto, é muito importante que a organista esteja aberta a receber
 orientação das outras conservas ou do encarregado e não se 
sentir aborrecida. 

 8– INTERPRETAÇÃO E FRASEADO 
 Devemos tocar os hinos da meia hora colocando sentimento em 
cada nota, tocando de alma, de dentro pra fora, em comunhão.
 Devemos tocar com expressão, fazendo o fraseado com o pedal
 de expressão. Começamos a frase piano, fazemos um leve 
crescendo e diminuímos no final da frase. Os hinos tocados assim, 
de alma, suave e lentamente, fazendo estas interpretações leva a 
irmandade a ficar em comunhão para ouvi-los e consequentemente 
ao silêncio e a reverência.

Fonte: blog estudo musical

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