Planejamento de Aula do MTS com 3 Turmas - CCB

PLANO DE AULA DO MTS COM 3 TURMAS – WAGNER – MONTES CLAROS

REQUISITOS DESTE PLANO:

Este plano sugere 3 turmas de alunos. Serão necessários 4 irmãos ensinando
sendo 3 nas aulas normais de MTS e outro 

na aula de recuperação auxiliado por um dos 3 instrutores. As aulas de MTS e
recuperação ocorrem em horários distintos. 

Visando reunir mais alunos em cada turma e evitar que alguma seja extinta por
 falta de aluno, sugere-se reunir em uma 

congregação alunos de 3 congregações ou mais. Havendo muitos alunos nas aulas
de MTS, resulta numa elevada

quantidade de alunos no GEM instrumental, prejudicando a qualidade do
ensino. Na aula instrumental, deve-se limitar em 5 

alunos por instrutor.

SÉRIES DO CURSO

Haverá 3 turmas com 3 séries em cada turma. A 1a série de cada turma será
iniciada em semestres diferentes. O curso terá 

duração total de um ano e meio. Não é aconselhável o MTS ser concluído
rapidamente pois após o aluno concluir, ficará 

parado de estudar a divisão musical frequentando apenas as aulas instrumentais e
esquecerá as lições quando prestar 

teste. As séries são as seguintes:

 1a série: até o 5o módulo – com aulas coletivas – Após concluir poderá iniciar o
 instrumento. Se o aluno não 

continuar os estudos do MTS na 2a série, será impedido de frequentar as aulas
de instrumento

 2a série: 6o ao 8o módulo – com aulas coletivas

 3a série: 9o ao 12o módulo – com aulas coletivas

DIAS E HORÁRIO DAS AULAS

Haverá 1 instrutor para cada turma – Poderá funcionar as 3 turmas no mesmo
horário. Sugere-se aulas semanais com 

duração de 2 horas. Sugere-se aula de recuperação uma hora antes do início da
aula normal sob responsabilidade do 

encarregado.

A aula de recuperação tem os seguintes objetivos:

 reforçar os alunos fracos, 

 aplicar provas para aqueles com notas inferiores a 7 pontoes

 aplicar provas para os alunos que faltaram as aulas (a prova terá o dobro de questões);

 para analisar a percepção musical dos alunos e realocá-los na série
correspondente ao seu nível musical; 

 para analisar alunos que vieram de outro GEM no intuito e adequá-los
ao sistema do novo GEM .

Considerando que haverá 3 instrutores nas aulas do MTS, as séries
funcionarão da seguinte forma:

SEMESTRES Turma A - SERGIO Turma B - THERRE Turma C - FRED

1o Semestre 2015 1a Série

2o Semestre 2015 2a Série 1a Série

1o Semestre 2016 3a Série 2a Série 1a Série

2o Semestre 2016 1a Série 3a Série 2a Série

1o Semestre 2017 2a Série 1a Série 3a Série

2o Semestre 2017 3a Série 2a Série 1a Série

1o Semestre 2018 1a Série 3a Série 2a Série

2o Semestre 2018 2a Série 1a Série 3a Série

1o Semestre 2018 3a Série 2a Série 1a Série

Conforme quadro acima, cada instrutor dará aula dos 12 módulos para a sua turma.
Serão abertas as inscrições para 

novos alunos somente no mês das férias (julho, dezembro e janeiro). Os alunos
que surgirem após iniciadas as aulas, 

poderão estudar o MTS passando lições individualmente no dia da aula
prática de instrumento. Entretanto, estes alunos 

deverão recomeçar no módulo 1 na primeira série no semestre seguinte.

MATERIAL A UTILIZAR

 Na 1a Série, serão utilizados 3 métodos: O MTS (Método de Teoria e Solfejo CCB),
 o Método de Flauta Doce 

Aplicado Ao MTS e O caderno de exercícios.

 Na 2a e 3a Séries serão aplicados apenas o MTS e o Caderno de Exercícios.
Nestas séries não será necessário o 

Método de Flauta doce pois o aluno já estará praticando o instrumento nos
GEMs específicos. 

TEMPO DE ESTUDO DOS MÓDULOS:

 Cada módulo da 1a série (1o ao 5o módulo) será ensinado em dois GEMs.
O 3a Gem será apenas para prova.

 Cada módulo da 2a e 3a séries terá duas provas. Será dividido em duas partes.
 A 1a parte será ensinada em 2 

GEMs com prova no 3o GEM. Serão utilizados 6 GEMs para cada módulo
(do 6o ao 12o módulo) ;

 Caso os módulos da série sejam concluídos antes de terminar o semestre,
poderão ser estudados os módulos 

seguintes. Entretanto, estes módulos estudados a mais deverão ser repetidos
no semestre seguinte para compor 

os módulos da série seguinte.

PROVAS

 1a série: 1 prova por módulo; 2a e 3a série: 2 provas por módulo

 Cada prova valerá 10 pontos.

 Até o 5o Módulo, cada prova será composta de 4 perguntas teóricas
valendo meio ponto cada, 1 questão do 

método de Flauta Doce e 7 lições rítmicas valendo 1 ponto cada.

 A partir do 6o módulo, cada prova será composta de 4 perguntas teóricas
valendo meio ponto cada, e 8 lições 

rítmicas valendo 1 ponto cada.

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO

 Para aprovação no módulo, o aluno deverá ter o mínimo 70% dos pontos
em cada prova, caso contrário deverá 

repetí-la durante a aula de recuperação onde terá o dobro de questões;

 O aluno será aprovado na série se obter nota mínima de 7 pontos na seguinte
quantidade de provas:

1a Série: 4 provas de 5 (1 prova em cada módulo)

2a Série: 5 provas de 6 (2 provas em cada módulo)

3a Série: 6 provas de 8 (2 provas em cada módulo)

 O aluno não aprovado deverá repetir a série no semestre seguinte

DIDÁTICA DA AULA

A didática da aula será a seguinte:

 ESPLICAR = Esplicação da teoria

 TREINAR EM GRUPO = Treinamento das lições rítmicas em grupo;

 FAZER EXERCÍCIO = Fazer o exercício do MTS e do caderno
 de exercícios;

 CORRIGIR = O professor corrigirá coletivamente os exercícios.
No momento da correção, o professor 

solicitará respostas orais individuais e dará a resposta correta. Os alunos
trocarão de exercícios entre si e 

farão a correção. O professor poderá incentivá-los premiando os bons
alunos com bombons.

 TOCAR FLAUTA = Tocar com flauta doce as lições rítmicas do MTS e
outras que poderão ser anexadas no 

caderno de exercícios;

 HINO = O professor, levará cópia de hinos para o aluno solfejar.

REQUISITOS PARA MATRÍCULA

Os requisitos para iniciar os estudos musicais são os seguintes:

 Ter bom testemunho – (comunicar ao cooperador e ancião os nomes dos
alunos iniciantes).

 Saber as 4 operações matemáticas: somar, subtrair, dividir e multiplicar
 e proporção: dobro, metade, 1⁄4

 Ter pelo menos 10 anos completos, pois abaixo desta idade, não conseguem
acompanhar a turma. A 

linguagem do MTS não foi feita para crianças muito novas. Será viável se criar
uma turma somente de 

crianças onde serão utilizadas brincadeiras e instrutor com vocação para isso.

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