Pular para o conteúdo principal

Expressões apresentadas no Hinário 5 CCB - PDF


EXPRESSÕES DO HINÁRIO 5 

 Recomendações gerais e significados: 

 Com Veneração 
(Ex.: Hino 38) 
 Para executar essa expressão a orquestra deverá diminuir o volume de som, os metais devem tocar com baixa intensidade e as cordas devem aumentar o volume gradativamente. 
 Significado: 1.Ato ou efeito de venerar. 2.Culto que se presta às pessoas, às divindades ou às coisas sagradas. 3.Acatamento, respeito. 

 Com Submissão 
(Ex.: Hino 61) 
 Para executar essa expressão a orquestra deverá tocar com metade do volume de som, os metais devem tocar mais baixo, cordas devem aumentar gradativamente e o baixo deve tocar bem legato, observando para não tocar notas batidas. 
 Significado: 1.Ato ou efeito de submeter ou submeter-se. 2.Disposição a obedecer. 3.Humildade. 4.Sujeição. 5.Humilhação voluntária. 6.Obediência espontânea. 

 Solene 
( Ex.: Hino 96 )
 Na expressão solene a orquestra deve executar com mais virtuosidade, com som mais firme porém não estridente, mantendo o equilíbrio da sonoridade dando preferência ao soprano. Significado: 1.Que se celebra todos os anos, com pompa e suntuosidade. 2. Acompanhado de cerimônias públicas e extraordinárias; magnífico, pomposo. 3.Que infunde respeito; grave, majestoso. 

 Majestoso 
( Ex.: Hino 135 ) 
 Na execução desta expressão a orquestra deve tocar com grandiosidade, com notas bem marcadas, porém sem exagero de volume de som. Significado: 1.Que tem majestade. 2.Suntuoso, grandioso, imponente. 

 Com júbilo 
( Ex.: Hino 147 )
 A execução deve ser feita de forma alegre, deve-se executar as notas de forma mais solta, sem ligar, tomando cuidado para não haver correria. Significado: 1.Grande alegria ou contentamento.2.Regozijo. 

 Com humildade
( Ex.: Hino 351 ) 
 A execução deve ser feita parecida com a execução de veneração, ou seja, metais mais baixo, cordas aumentam, volume diminui, porém com um pouco mais de submissão, porém a expressão sonora transmita o sentimento de clemência. Significado: 1.Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza. 2.Modéstia. 3.Pobreza. 4.Demonstração de respeito, de submissão. 5. Inferioridade.



Postagens mais visitadas deste blog

Ficha de Contagens para Ensaios Locais e Regionais - CCB

Fichas para contagem (Ensaio Local e regional)

Provas MTS CCB com respostas - Módulo 1 ao 12 - Professor e Aluno

PROVAS DO ALUNO PROVAS DO ESTRUTOR(PROFESSOR)                                                                                                               

Sugestão de Hinos CCB para tocar no horário do Silêncio/Meia-hora

1 – OBJETIVO, HORÁRIO DA MEIA HORA E AFINAÇÃO  Chama-se meia hora porque inicia-se meia hora antes do início do  culto, onde a irmã organista começa a tocar os hinos baixinho,  suave e um pouco mais lento, enquanto a irmandade vai chegando,  mantendo-se em silêncio e em comunhão com Deus. Portanto,  a meia hora inicia-se meia hora antes do culto. Se o culto  inicia-se às 19:30h, então a meia hora inicia-se às 19:00h.  Se o culto inicia-se às 9:00h, então a meia hora inicia-se às  8:30 e assim por diante, e encerra-se faltando um ou dois  minutos para o chamado hino do Silêncio, onde a organista  que estava fazendo a meia hora sai do órgão, é pedido o  hino do silêncio e a organista que vai tocar o culto assume  o órgão. O hino do Silêncio é executado pela organista que  vai tocar no culto. É feita a afinação somente com o Lá3  para todos os instrumentos, não tendo necessidade de tocar o  LÁ de afinação em outra altura para os instrumentos mais  gr